Encanto dos Ipês

Existem terapias que a gente faz  sem pagar  nada, mas que lembram aquelas pelas quais um dia já pagamos. No método Aqui e Agora (uma prática de atenção plena, conhecida como mindfulness), aprendemos a caminhar devagar, observando tudo ao redor: os prédios, as plantas, as cores, os sons.

Sem perceber, comecei a praticar isso nesta primavera em São Paulo. E foi assim que notei como os ipês estão lindos! Tem amarelinho, tem cor-de-rosa, tem branquinho. Só não vi os roxinhos ainda. Quem sabe, até o fim dessa postagem, eu encontre um.

Os ipês florescem entre o final do inverno e o início da primavera, cada cor em seu momento:

  • Ipê-roxo: Entre maio e agosto
  • Ipê-amarelo : Entre julho e setembro.
  • Ipê-rosa: Entre agosto e outubro.
  • Ipê-branco: Entre agosto e outubro 

Cada árvore fica florida por sete a quinze dias, até que as flores caem, cobrindo o chão como um tapete colorido que encanta a cidade.

O ipê amarelo foi oficializado, em 1992 como Árvore Nacional do Brasil, símbolo de resistência e renovação. Eles florescem na época mais seca do ano, quando quase nada está florindo, lembrando que a beleza pode surgir a qualquer momento.

"Os ipês florescem, e com eles a memória doce da Lucila". — 09/09/2025






Comentários

  1. Respostas
    1. Oie Hilta! Realmente foi muito triste, mas que bom que vc tem uma cabeça maravilhosa. Pensar que a vida que segue é lindo. Parabéns pelo seu jeito de viver. Abraços carinhosos.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FAÇAM O QUE FIZ!

Um Encontro Literário para Fechar o Ano com Chave de Ouro

Pedra do Gato — Experiência Gastronômica em Gonçalves