Feijoada Carnavalesca

Ontem foi dia de samba, feijoada e muita animação no Esporte Clube Pinheiros! Como já virou tradição, o clube abriu sua temporada pré-carnavalesca com uma feijoada completa ao som de grandes nomes do samba. Diogo Nogueira comandou a festa, seguido pelo Pagode do Exalta e pela energia contagiante da Escola de Samba Rosas de Ouro.

E eu? Sambei a tarde toda! Me empolguei, dancei, cantei... Ah, a feijoada, a caipirinha e os doces! Relembrando os tempos de juventude nos salões, só faltaram a lança-perfume, os confetes e as serpentinas de antigamente!

Mas essa tradição vai além da diversão. O costume de reunir amigos em torno de uma boa feijoada e do samba tem raízes na nossa cultura. E esse costume tem nome e sobrenome: Tia Ciata.

Uma das grandes responsáveis pelo nascimento do samba no Brasil, Tia Ciata nasceu na Bahia e, já radicada no Rio de Janeiro, transformou sua casa em um ponto de encontro de músicos e sambistas. E, claro, servia feijoada! Foi lá que surgiu "Pelo Telefone", de Donga, considerado o primeiro samba gravado no Brasil, em 1916 - ainda que a autoria tenha gerado polêmica.

Mesmo após a morte de Tia Ciata, em 1924, sua importância permaneceu viva. Os primeiros desfiles de carnaval seguiam a tradição de passar em frente à sua casa, reverenciando esse marco do samba.

Depois de um dia desses, nada como chegar em casa, esticar os pés e sonhar com os próximos dias de folia. Porque feijoada com samba é festa, é tradição, é história e cultura popular. Agora é contagem regressiva, porque o carnaval vem aí!

"Não deixe o samba morrer, não deixe o samba acabar. O morro foi feito de samba, de samba pra gente sambar." (Cantada por Alcione)






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAÇAM O QUE FIZ!

Um Encontro Literário para Fechar o Ano com Chave de Ouro

Pedra do Gato — Experiência Gastronômica em Gonçalves