MEU ANO DE DESCANSO E RELAXAMENTO
"Com muito esforço"...foi assim que se manifestou a maioria dos participantes do clube de literatura da Livraria Travessa, em relação à leitura do romance de Otessa Moshfegh.
Poucos gostaram do livro, proposto pelo educador como uma literatura inventiva e engraçada.
A personagem descrita pela autora, em primeira pessoa e sem nome, nos remete a uma provocação de repulsa. Uma protagonista que, por ter tudo para ser feliz, não suporta seu momento de vida. Assim, toma uma decisão radical: a de hibernar por um ano inteiro com a ajuda de remédios, receitados fartamente por uma psiquiatra nada ortodoxa.
Eu, pessoalmente, considerei o livro como um drama. Personagem com alucinações em excesso e carência total de relacionamentos com figuras humanas, aparentando um isolamento. Será esse um drama fictício ou de nosso mundo real?
Com a participação e percepção dos educadores e de outros membros do clube (pessoas de idades e profissões diferentes) mudamos nossos conceitos iniciais em relação ao objetivo do texto e a compreensão da mensagem.
Juntos, identificamos críticas ácidas aos profissionais envolvidos no romance e à sociedade contemporânea.
Gostaria de ser uma vidente para saber como vocês lidariam com a leitura dessa obra intigrante.
"... Leio alguns minutos todos os dias antes de dormir...Quando fecho o livro, não tem erro: durmo logo na sequência..." Pedro Pacífico.
- Trabalho em conjunto
- Neide- coordenação, texto e fotos
- Marisa- revisão do texto e fotos
- http://www.travessa.com.br
Comentários
Postar um comentário