O Palácio dos Bandeirantes como Espaço de Arte
Sede administrativa do Governo do Estado de São Paulo, o edifício foi originalmente projetado para abrigar a Universidade Comercial Conde Matarazzo, projeto que acabou não sendo realizado. Nos anos 1960, passou a fazer parte do patrimônio do Estado, reunindo funções administrativas e culturais.
Hoje, o Palácio guarda um importante acervo de arte brasileira, espalhado por salas, corredores e jardins. Desde 1977, o espaço é aberto à visitação pública.
Todas as obras que vimos fazem parte do acervo do próprio Palácio, incluindo um conjunto especial dedicado a Tarsila do Amaral, que ficará para um próximo post. A visitação e o estacionamento são gratuitos.
A visita foi mediada por Raquel Ruiz, com a presença da curadora Vanessa Beatriz Bortulucce, o que fez toda a diferença na forma como olhamos para as obras.
Ao final do percurso, fomos almoçar no Clube Paineiras do Morumbi. Ali, com mais calma, conversamos, trocamos impressões e já começamos a pensar em uma próxima visita. Fiquei encantada com a grandiosidade do Palácio. Porque ali há muito mais para ver. E eu quero voltar.
"Reconhece a queda e não desanima, levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima." — Paulo Vanzolini

Comentários
Postar um comentário