As Mulheres da Brewster Place

Comecei a ler As Mulheres de Brewster Place com grande expectativa. À medida que a leitura se aprofundava, passando pelas histórias de cada mulher, encontrei muito mais do que esperava. 

O romance reúne as trajetórias de mulheres negras que vivem em um conjunto habitacional marcado pela pobreza, pela solidão e pelo preconceito, mas também pela amizade, pelo humor e pela força.

A primeira mulher, Mattie Michael, sofre com o abandono do filho e, a partir de sua dor, se torna o elo que fortalece as demais. Ao se doar, descobre que é possível ajudar sem se perder — que cuidar do outro é essencial, é primordial, é cuidar de si.

A escritora Gloria Naylor, nascida em Nova Iorque em 1950, filha de pais migrantes do sul dos Estados Unidos, retratou com sensibilidade e realismo as dores e resistências da vida negra americana, especialmente das mulheres. As Mulheres de Brewster Place, seu primeiro romance, publicado em 1982, recebeu o National Book Award e consagrou-a como um dos nomes mais marcantes da literatura afro-americana.

A força de sua literatura foi tão intensa que o livro inspirou uma minissérie de televisão em 1989, estrelada e produzida por Oprah Winfrey. 

Oprah interpretou Mattie Michael, a protagonista, e reuniu um elenco de grandes atrizes negras que deram vida às mulheres de Brewster Place — um retrato comovente de dor, solidariedade e renascimento.

Sua frase mais conhecida parece resumir o espírito do livro: "Transforme suas feridas em sabedoria." — Oprah Winfrey

Este foi o livro lido no Clube de Leitura da Livraria da Travessa, e emocionou profundamente todos os participantes do grupo.  






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palavras em Desuso

Pedra do Gato — Experiência Gastronômica em Gonçalves

Aos 73, sigo me reinventando