FALA CORAÇÃO
Hoje, 29 de setembro, é celebrado o Dia Mundial do Coração, e eu escolhi esse tema para a postagem.
Trilhamos os caminhos da vida, onde emoções se entrelaçam e sentimentos florescem. Nessa jornada, descobrimos a força que reside em nossos corações, impulsionando-nos a amar, aprender e crescer.
Ele está presente em muitas expressões do nosso dia a dia, como por exemplo:
- "Amor de coração", que expressa um sentimento profundo, sincero e autêntico, carregado de compromisso emocional.
- "Coração da escola", onde pulsa a essência do aprendizado, dos sonhos, conquistas e decisões que transformam a educação.
- "Coração da cidade", que simboliza o núcleo, o centro, a alma de um espaço urbano que reúne histórias de muitas vidas.
- "Dor no coração", usada para falar de mágoas, tristezas e angústias — sentimentos que todos já experimentamos em algum momento.
No sentido emocional, poderíamos nos perder em textos infinitos, porque o coração é, ao mesmo tempo, metáfora e poesia.
Mas, no sentido físico, ele é um órgão vital, formado por quatro câmaras — átrios (superiores) e ventrículos (inferiores). Sua missão é bombear sangue para nutrir e oxigenar todo o corpo. Esse trabalho incessante mantém a vida em movimento, e sustenta todas as funções do organismo.
O cardiologista Prof. Dr. Luiz Antonio Rivetti traz um dado fascinante:
"O coração pulsa cerca de 3 bilhões de vezes durante uma vida de 70 anos, com pouco combustível, como se fosse teimosamente novo!"
O coração é incrível... Ele é tudo isso e muito mais!
Neste Dia Mundial do Coração, é importante lembrar de cuidar dele em todos os sentidos: físico, emocional e espiritual. Afinal, é o coração que nos move a viver com alegria.
Comentários
Postar um comentário