Impressão de Leitura — Mau Hábito
Mau Hábito, escrito por Alana S. Portero, uma mulher trans espanhola, foi muito bem recebida pelo grupo.
Várias pessoas disseram que foi o melhor livro que já leram.
A conversa foi tão profunda que ultrapassou o tempo previsto — e os próprios participantes do clube nem perceberam. Houve emoção, identificação, surpresa. Foi uma troca verdadeira, difícil até de interromper.
A escolha do livro foi feita pelos mediadores Alexei e Peterson, e se mostrou muito acertada também por estarmos em junho — mês da visibilidade LGBTQIA+. O dia do Orgulho, celebrado em 28 de junho, relembra a Revolta de Stonewall — marco histórico da luta por direitos da comunidade LGBTQIA+.
Lançado em 2023, Mau Hábito foi considerado o romance do ano da Espanha. Durante a conversa, foi comentado que o livro lembra o universo dos filmes de Almodóvar — pela mistura entre dor, exagero e beleza.
A protagonista narra sua infância e adolescência tentando habitar um corpo que não corresponde à sua identidade. Ela vive exclusão, silêncio e uma agressão física fora de casa muito marcante — um momento que mexeu profundamente com o grupo.
Minha leitura foi mais contida. Por saber que é uma bioficção, li com um certo distanciamento. E o fato de não haver violência dentro do lar, especialmente por parte do pai, me fez atravessar a história com um pouco mais de fôlego. Talvez por isso eu não tenha me emocionado tanto quanto outras pessoas do grupo.
Mas isso foi o que eu senti. Talvez você sinta diferente. Leia e me conte aqui nos comentários do blog como essa história tocou você?
Este encontro do Clube de Leitura — Travessa Iguatemi aconteceu dentro da Livraria da Travessa, no shopping Iguatemi São Paulo.
Próximos livros do clube:
—Orbital, de Samantha Harvey — 4 de agosto
—Setembro Negro, de Sandro Veronesi — 1º de setembro
👉 No instagram: @neide_piccinini
Comentários
Postar um comentário