Uma Noite de Literatura

Difícil resistir ao charme da Livraria da Travessa. Mesmo eu, que adoro ler pelo iPhone, me rendo à beleza dos livros físicos espalhados por todos os cantos.

Participo de um clube de leitura na Livraria da Travessa, onde, com o tempo, nasceu uma amizade gostosa entre os participantes. O ambiente estava à altura: espumante gelado, salgadinhos e um bolo de banana irresistível. E aquele papo gostoso que só a literatura proporciona.

O vídeo abre com uma imagem em 360° pela livraria, seguido pela foto do livro, o grupo reunido e, por fim, um brinde ao livro e à autora. A taça gira em cena. E é nesse momento que começamos a falar de Os Funcionários, de Olga Ravn.

Começamos a discussão em dúvida se tínhamos gostado ou não. Os funcionários é um livro bastante diferente, construído em depoimentos fragmentados e abertos a muitas interpretações.  Para mim, há dois tempos: um mais real, poético e vibrante — e outro puramente ficcional, num mundo distante, povoado por humanos e humanoides, que não traz a alegria que se espera da ficção. Preferi o presente, mais vivo, mais rico.

Ainda assim, vale a pena conhecer essa literatura ousada, com uma forma pouco comum de narrativa e que continua despertando conversas.

Os funcionários, de Olga Ravn, foi finalista do International Booker Prize 2021 e recebeu o Prêmio Jan Michalski, além do reconhecimento da Danish Arts Foundation.

"A literatura é uma outra maneira de estar em um lugar." — José Saramago





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAÇAM O QUE FIZ!

Um Encontro Literário para Fechar o Ano com Chave de Ouro

Pedra do Gato — Experiência Gastronômica em Gonçalves