Uma viagem musical no MIS: a Jovem Guarda em cena!
Ir ao Museu da Imagem e do Som (MIS) é sempre especial. Eu e minhas amigas já somos velhas conhecidas por lá, e fazemos questão de conferir as exposições. Dessa vez, a mostra era sobre a Jovem Guarda, movimento que marcou gerações e revolucionou a música brasileira.
Nossa visita foi mediada por uma profissional do MIS, que nos guiou por essa história cheia de entusiasmo. Figurinos, instrumentos e trechos de programas de TV nos transportavam direto para a época de Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. E falando em Wanderléa, ela esteve na inauguração da exposição! Nossa mediadora contou que ela estava belíssima e vistosa, mostrando que continua sendo a eterna "Ternurinha" da Jovem Guarda.
A mostra trouxe também nomes como Celly Campello, pioneira com Banho de Lua e Estupido Cupido, Carlos Imperial, lembrado por Meu Limoeiro, sucesso na voz de Wilson Simonal, e Ronnie Von, o "Príncipe da Jovem Guarda". Cada um contribuiu para esse movimento marcante.
O contexto histórico também foi bem explorado. A Jovem Guarda surgiu em meio à ditadura no Brasil e às transformações globais. Muitos jovens da época, que perderam seus pais na guerra, buscavam figuras paternas nos ídolos musicais. Esse fenômeno aconteceu em vários países, com Elvis Presley sendo um exemplo marcante. O rock teve grande influência, e um dos maiores sucessos foi Rock Around The Clock, de Bill Haley.
Além da música, a Jovem Guarda influenciou a forma de falar. Algumas gírias icônicas da época ainda são inesquecíveis.
."E uma brasa, mora?" - algo muito bom, incrível.
."Papo firme" - Conversa legal.
."Broto" - moça bonita.
."Carango" - Carro.
O MIS acertou na curadoria, equilibrando nostalgia e informação sobre o impacto da Jovem Guarda na cultura brasileira. Quem viveu esse período certamente vai se emocionar ao reviver tudo isso na exposição, assim como nós nos emocionamos.
E essa foi só a primeira parte da visita! Em breve, volto para contar sobre a segunda parte da exposição, dedicada a Ney Matogrosso.
- Jovem Guarda 60 anos
- MIS - Museu da Imagem e do Som
- Av. Europa, 158- São Paulo/SP.
Comentários
Postar um comentário