NOSTALGIA - Um debate que dá o que pensar!
Participei de um encontro literário na Livraria da Travessa, no Shopping Iguatemi, com o grupo de literatura do qual faço parte. Discutimos Nostalgia, de Mircea Cartarescu, um livro descrito como desafiador, fascinante e perturbador.
Ele mistura o real com o fantástico, altera narradores de maneira inusitada e explora temas como conflitos internos, opressão e liberdade. A escrita de Cartarescu parece brincar com os sentidos do leitor, levando-o a um estado de sonho, quase delirante. Alguns não amaram, mas ninguém ficou indiferente.
Durante as discussões, foram abordados tópicos como a cidade opressiva, o homem que incorpora uma mulher por amor, a influência russa e as encantadoras brincadeiras das meninas.
Confesso que me arrependi de não ter lido o livro inteiro antes do encontro. Talvez, se tivesse me esforçado um pouco mais, teria aproveitado a conversa de outra maneira.
Agora, Nostalgia não sai da minha cabeça. Preciso voltar a ele, explorar as histórias que deixei passar. Há ainda tanto da discussão dos temas dentro de mim que me pergunto: Afinal, dá mesmo para simplesmente seguir para o próximo?
Uns salgadinhos, um bolinho de banana molhadinho, um espumante e uma livraria encantadora - tudo de bom! Sempre na primeira segunda-feira do mês... Epa! Esse mês tem carnaval. Então, o próximo encontro será no dia 10/03 e o livro escolhido é Três Vidas, de Gertrude Stein.
Não precisa fazer inscrição, é só aparecer!
Comentários
Postar um comentário