DESAFIANDO A ZONA DE CONFORTO COM O CLUBE DE LEITURA
Uma imersão com " O Bebedor de Vinho de Palma" de Amos Tutuola.
Como é bom participar de um clube de leitura. Como é bom ter orientadores que sabem muito de literatura e que indicam, a cada mês, um livro impactante. Neste mês, Peterson sugeriu o romance de um escritor Nigeriano, Amos Tutuola, proporcionando uma imersão na mitologia e cultura africanas. O enredo mistura humor, terror e fantasia, girando em torno da busca, pelo mundo dos mortos do fazedor de vinho de palma tão apreciado pela personagem principal.
Até metade do livro, a leitura estava "arrastada". Pedi ajuda à Marisa. Sugeriu que lesse o esclarecedor posfácio do livro, escrito pela professora Fernanda Silva e Sousa, doutora em teoria literária da USP, que tão bem explicou sobre a preservação da tradição oral ancestral da Nigéria, nesta obra.
Também procurei orientação junto à Inteligência Artificial sobre como manter o interesse em uma leitura com um tema estranho para mim. A sugestão foi fazer pequenas anotações de trechos do livro. Foi o que fiz. A partir daí, comecei a gostar mais da história.
Na noite do encontro, na Livraria da Travessa, a interação com os participantes foi rica e diversificada! Cada um destacou partes engraçadas e várias mensagens profundas, e saí de lá realmente apreciando o livro.
Recomendo esta obra por ser diferente e por abrir portas para a literatura africana no mundo - um convite para sair da zona de conforto.
Nosso encontro mensal é sempre especial, com muitos mimos dos mediadores Peterson e Alexei.
"A mitologia é o alicerce da cultura; sem ela, a literatura perde suas raízes e a sociedade, sua identidade." Ariano Suassuna, escritor brasileiro.
- Livraria da Travessa - Shopping Iguatemi São Paulo
- Revisão textual - Marisa Saranz
Comentários
Postar um comentário