BALADA DE AMOR AO VENTO - Literatura
Última leitura discutida junto ao grupo de literatura da Livraria da Travessa me emocionou profundamente. Paulina Chiziane, uma escritora moçambicana talentosa, une realismo fantástico, mitologia e folclore para abordar temas importantes como o amor, a maternidade e o papel da mulher em sociedades tradicionais.
A história acompanha a jornada de Sarnau, uma jovem que é escolhida para se casar com o rei da tribo, por sua beleza e dedicação. Aceita a poligamia como forma de união, porém, sua vida se torna um pesadelo. Sente, no corpo e na alma a transformação: de "preferida" a "preterida"... e isso, Sarnau não aceita.
Reencontra Mwando, um amor da juventude, com quem havia vivido momentos de amor puro e verdadeiro. Este, crescera em ambiente cristão e acreditava na monogamia. Surge, aqui, uma das reflexões dicotômicas apresentadas por Criziane dando aos leitores uma visão poderosa das complexidades da vida.
Vale muito a pena conferir essa fantástica leitura!
Outra recomendação do grupo é "Niketche: Uma História de Poligamia", considerada uma das obras-primas de Paulina Chiziane.
"Neste mundo, para sermos felizes, todos precisamos de todos, uns mais que outros." -Paulina Chiziane.
Texto: Marisa Saranz e eu.
Show gostei
ResponderExcluir