Recentemente, participei de um curso online, gratuito, chamado "Semana do Olhar Contemporâneo", foram três aulas ministradas por João Correia.
Através desse curso, aprendi a apreciar detalhes e a valorizar o momento presente, o que me trouxe uma sensação de renovação e estimulou meu interesse pela arte contemporânea.
Além disso, ao pesquisar esse tema, descobri um estudo científico que ressalta a importância das artes contemporâneas em áreas como estímulo intelectual, expressão pessoal, reflexão, inspiração e redução do estresse.
Por isso estou empolgada em compartilhar com vocês, fotos de obras de alguns artistas contemporâneos que mais me impressionaram. Obras impactantes para alguns e não compreendidas e admiradas por outros. Ainda hoje, muitos perguntam: "Isto é arte?".
1- Ron Mueck: escultor australiano, suas obras figurativas contemporâneas são conhecidas por seu realismo impressionante. Expôs na Pinacoteca de São Paulo no final de 2014. Todas juntas as obras pesavam 7 toneladas e foram trazidas para o Brasil em um avião cargueiro específico. Foi um evento incomum, inesquecível e fez muito sucesso.
2- Eduardo Kobra: Artista brasileiro de grafite, reconhecido mundialmente por seus murais urbanos com mensagens de paz e unidade. Seu trabalho mais marcante, representando cinco crianças de continentes diferentes, enriquece Wynwood Walls, um bairro de arte de rua em Miami.
3- Claudia Andujar: Fotógrafa suíça, radicada no Brasil, dedicou-se intensamente ao registro da vida, da beleza e da simplicidade nas aldeias indígenas brasileiras e da floresta amazônica.
4- Rosana Pauline: Artista visual que explora questões de gênero, raça e identidade em suas obras, exibidas na Bienal de São Paulo de 2023.
A Arte Contemporânea ou Arte Pós Moderna é uma tendência artística relacionada à década de 60 e ao movimento pop art.
Eu e minhas amigas fomos em todas essas exposições que mencionei e amamos cada uma delas.
João Correia- Historiador, Mestre em Liderança Cultural(RA) e Idealizador do Olhar Contemporâneo.
Créditos: Marisa Saranz - revisão textual
Comentários
Postar um comentário