ENCRUZILHADA DA ARTE AFRO-BRASILEIRA | CCBB
Ao entrarmos na exposição, fomos recebidas por uma gangorra com a palavra "poder", simbolizando os altos e baixos da vida.
Marisa e eu não perdemos a oportunidade e brincamos naquele lindo hall de entrada e o seu piso de mosaico.
Encruzilhada da Arte Afro-Brasileira, reúne obras produzidas por 61 artista negros, incluindo pinturas, fotografias, escultura, instalações, vídeos e documentos, são distribuídas pelos cinco andares do Centro Cultural Banco Brasil.
A exposição é dividida em cinco eixos temáticos, cada um liderado por um artista emblemático:
1. "Torna-se": Liderado por Arthur Timóteo da Costa, este eixo explora o processo de transformação e desenvolvimento pessoal ao longo da vida.
2. "Linguagens": Liderado por Lita Cerqueira, esse eixo examina as diversas formas de expressão e comunicação presentes na arte negra brasileira.
3. "Cosmovisão": Liderado por Maria Auxiliadora, esse eixo investiga as crenças, mitos e visões de mundo presentes na cultura Afro-brasileira.
4. "Orum": Liderado por Mestre Didi, esse eixo aborda a espiritualidade e a conexão com o divino na cultura negra brasileira.
5. "Cotidianos": Liderado por Rubens Valentim, esse eixo trata das experiências do dia a dia e das vivências cotidianas dos artistas negros no Brasil.
Cada fase das obras oferece uma visão única e profunda sobre a vida, a identidade e a cultura negra no Brasil, enriquecendo o diálogo artístico e social.
A frase mais famosa de Machado de Assis é: "Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito."
- Música: Eminem
- Style rap to get you motivated
- Revisão textual: Marisa Saranz
- Curador da Exposição: Deri Andrade
- Educadores :
- Kadu:
- Email: cadgonçalves@gmail.com
- Telefone: +55 11 99108-0468
- Karina:
- Telefone: +55 11 98969-4716
A exposição está em cartaz até 29/04/2024.
Comentários
Postar um comentário