OCUPAÇÃO MACHADO DE ASSIS - ITAÚ CULTURAL
Considerado um dos maiores romancistas da literatura brasileira, o legado de Machado de Assis perdura até hoje e é frequentemente reverenciado.
O autor é conhecido pelas obras "Dom Casmurro", "Memórias Póstumas de Brás Cubas" e "Quincas Borba".
Foi o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras.
Sua escrita aborda temas de sátira social, amor, traição, poder, psicologia e as complexidades da natureza Humana.
Eterno e contemporâneo, foi homenageado com a mostra "Ocupação Machado de Assis", no Itaú Cultural, uma exposição repleta de documentos e objetos pessoais que contam sua vida e obra.
A mostra reuniu traduções das Histórias de Brás Cubas e Quincas Borba, Bentinho e Capitu para diversos idiomas, sendo estudadas em universidades ao redor do mundo, o que contribuiu para sua relevância global.
Machado de Assis tinha uma habilidade única de criar finais de capítulos que deixavam o eleitor ansioso para continuar a leitura. Encerrava os capítulos com um clima de suspense, uma revelação intrigante ou uma pergunta sem resposta, estimulando a curiosidade e incentivando a virar a página para descobrir o que aconteceria em seguida.
É um dos autores mais citados nos vestibulares brasileiros. O livro "Dom Casmurro" foi recomendado na preparação do Enem 2024 e trata de questões que envolvem ciúmes, dúvidas e traição.
A eterna pergunta da grande obra: "houve a traição de Capitu ou era paranóia de Bentinho? "
- Créditos:
- Andréa Terron - revisão textual
Comentários
Postar um comentário