"FAROL SANTANDER SÃO PAULO"

Um centro de cultura, turismo, lazer e gastronomia, que para mim continua sendo o Edifício Banespa, carinhosamente chamado de "Banespão", um dos prédios mais emblemáticos da capital paulista, sendo um dos mais altos arranha-céus Brasileiros. Na época, foi considerada a maior construção de concreto armado do mundo.

Foi o banco em que trabalhei por 25 anos, com uma semana de treinamento, antes de iniciar a longa jornada. Guardo lembranças maravilhosas daquele período e ainda mantenho muitos amigos.

Inspirado na arquitetura "art déco" do Empire State Building, em Nova York, no topo dos seus 35 andares, um mirante descortina um panorama com  um raio de visão de 360°; uma paisagem deslumbrante da Serra do Mar, do Pico do Jaraguá, dos milhares de prédios da Av. Paulista e incontáveis construções do centro de São Paulo.

No ano de 2000, já aposentada, o prédio foi incorporado ao patrimônio do Grupo Santander, fato que despertou grande comoção a muitos ex-funcionários do Banespa, inclusive a mim.

Logo depois foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (Condephaat), com o intuito de valorizar o patrimônio cultural no Estado de São Paulo.

Com a minha sobrinha e afilhada Fernanda, fiz uma visita ao edifício, onde, ao mesmo tempo, relembrei o passado, apreciando o restauro e a revitalização do espaço.

As estações de cultura vão desde o Hall Térreo, onde nos deparamos com um enorme lustre de 13 metros de altura e 1,5 toneladas de peso, em seguida, nos dirigimos ao Mirante e fomos descendo e explorando algumas exposições e várias atrações:

  1. Rosas Brasileiras, com mais de 1.200 itens, entre telas, esculturas, poemas, fotos, luminárias, livros, louças... Todos os trabalhos focados em rosas.
  2. Anatomia Skate, uma mostra que mergulha na história e na cultura do skate no Brasil, além de uma pista para praticantes do esporte.
  3. Smart Lights-luzes inteligentes, uma experiência de iluminação e arte.
  4. Bar do Cofre "SubAstor", localizado em um ambiente repleto de história, com enormes e pesadas portas de aço, pisos e paredes de mármore. Projetado por LAB arquitetos, que se inspiram em bares de NY e Londres, montado sem interferir nos elementos icônicos. 
Pensa que a visita acaba aqui? Não!!! Voltaremos para contar mais sobre nosso passeio!!

"Mais doce Cidade", por Tom Zé:

"São Paulo é a mais doce cidade. Porque eu e outros adotamos, nós vemos beleza é na oportunidade. E a oportunidade de trabalhar e de se afirmar é como um mágico pincel que tudo embeleza."

Trabalho em conjunto:
Fernanda Piccinini Viana- fotos.
Andréa Terron- revisão textual.
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

KOMAH BAKERY | CAFETERIA

QUEM TEM MEMÓRIA TEM HISTÓRIA - ESCRITA CRIATIVA

FAÇAM O QUE FIZ!