#TBT FRIDA KAHLO - EXPOSIÇÃO 2015
Em 2015, visitei a exposição inédita "Frida Kahlo - Conexões entre mulheres Surrealistas no México" no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, acompanhada por um grupo grande de amigas. A mostra reuniu 20 pinturas da Frida, além de desenhos, gravuras, fotografias e roupas, oferecendo um panorama abrangente de sua obra e de artistas mulheres que compartilharam seu meio artístico.
Antes de adentrarmos a exposição, os educadores nos apresentaram uma breve palestra sobre a biografia de Frida e destacaram as demais artistas presentes na mostra. Em seguida, fomos convidadas a participar de uma performance criativa, com total liberdade de expressão. Tecidos floridos, cartolinas e diversos acessórios estavam à nossa disposição. Todo esse preparo e cuidado para entrarmos no clima da exposição e avaliarmos os trabalhos expostos e a intenção do curador.
O setor educativo de museus e instituições culturais cria conexões, desdobramentos, atividades e oficinas. Eles veem a arte acontecer de fato, pois presenciam o contato do público com as obras e, a partir deste contato, desenvolvem seu próprio trabalho. São responsáveis por receber o público, seja escolar ou não, em um processo enriquecido por jogos, oficinas e ações poéticas. Sem o setor educativo, a exposição é uma conversa de um único sentido, um discurso emitido sem que o receptor tenha voz. Ao abrir o diálogo com o público, o setor educativo permite que múltiplas vozes se manifestem no museu.
Minha dica: aproveite mais intensamente as visitas aos museus acompanhando um educador. Muitas instituições oferecem esse serviço mediante agendamento. Conheça essa facilidade e enriqueça sua experiência.
Abaixo, compartilho fotos da performance de algumas participantes da visita, instigadas pelos educadores.
Pricoli representou Frida Feliz e Tranquila.
Finalmente consegui fazer contato com o Blog! Parabéns, Neide, por esse seu trabalho histórico de reportar todos os passos desse grupo interessado em arte. Forte abraço.
ResponderExcluir