#TBT FRIDA KAHLO - EXPOSIÇÃO 2015

Em 2015, visitei a exposição inédita "Frida Kahlo - Conexões entre mulheres Surrealistas no México" no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, acompanhada por um grupo grande de amigas. A mostra reuniu 20 pinturas da Frida, além de desenhos, gravuras, fotografias e roupas, oferecendo um panorama abrangente de sua obra e de artistas mulheres que compartilharam seu meio artístico.

Antes de adentrarmos a exposição, os educadores nos apresentaram uma breve palestra sobre a biografia de Frida e destacaram as demais  artistas presentes na mostra. Em seguida, fomos convidadas a participar de uma performance criativa, com total liberdade de expressão. Tecidos floridos, cartolinas e diversos acessórios estavam à nossa disposição. Todo esse preparo e cuidado para entrarmos no clima da exposição e avaliarmos os trabalhos expostos e a intenção do curador.

O setor educativo de museus e instituições culturais cria conexões, desdobramentos, atividades e oficinas. Eles veem a arte acontecer de fato, pois presenciam o contato do público com as obras e, a partir deste contato, desenvolvem seu próprio trabalho. São responsáveis por receber o público, seja escolar ou não, em um processo enriquecido por jogos, oficinas e ações poéticas. Sem o setor educativo, a exposição é uma conversa de um único sentido, um discurso emitido sem que o receptor tenha voz. Ao abrir o diálogo com o público, o setor educativo permite que múltiplas vozes se manifestem no museu. 

Minha dica: aproveite mais intensamente as visitas aos museus acompanhando um educador. Muitas instituições oferecem esse serviço mediante agendamento. Conheça essa facilidade e enriqueça sua experiência.

Abaixo, compartilho fotos da performance de algumas participantes da visita, instigadas pelos educadores.

   Frida Kahlo
   Ana, grávida de trigêmeos, homenageou seus bebês com três corações.

   Flavia estilizou Frida de forma extremamente alegre.

   Pricoli representou Frida Feliz e Tranquila.



Essa experiência reforçou a importância do setor educativo em museus, que transforma a visita em uma vivência interativa e enriquecedora.

Instituto Tomie Ohtake
Centro de Arte em São Paulo
Rua Coropés,88 - Pinheiros

 
  
 

Comentários

  1. Finalmente consegui fazer contato com o Blog! Parabéns, Neide, por esse seu trabalho histórico de reportar todos os passos desse grupo interessado em arte. Forte abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

KOMAH BAKERY | CAFETERIA

QUEM TEM MEMÓRIA TEM HISTÓRIA - ESCRITA CRIATIVA

FAÇAM O QUE FIZ!