A HORA DA ESTRELA por Clarice Lispector

Primeiro livro que eu leio dessa grande escritora brasileira e tive muita dificuldade.

Comecei a ler e parava, no dia seguinte mais um trecho e parava novamente. Resolvi então, assistir o filme, que é fantástico, e, agora sim passei a gostar do livro, comecei a ler novamente. Entendi porque Clarice é amplamente lida e celebrada.

Acabei me interessando sobre sua biografia, antes de começar a ler suas outras obras mais conhecidas e, foram muitas as indicações:  "Perto do Coração Selvagem", "Laços de Família", "A Paixão segundo G.H.", "Maçã no Escuro"...

Embora tenha nascido na Ucrânia e tenha morado em outros países, duas cidades são definitivas na obra de Clarice, o Rio de Janeiro e Recife, dessa última cidade saiu a ideia de seu último romance, "A Hora da Estrela" e de sua derradeira personagem, a triste e desconsolada imigrante nordestina Macabéa. 

Um livro incrível, para ler muitas vezes e curtir uma lição de vida que, com certeza, ele nos traz!

Clarice faleceu em 1977, aos 57 anos, deixou uma vasta obra literária composta por romances, novelas, contos, crônicas, literatura infantil e entrevistas. 

Sua obra é amplamente reconhecida, lida e estudada no Brasil e internacionalmente. 

Benjamin Moser, escritor americano e residente na Holanda, autor da obra "Clarice, uma biografia", resume: "Os eleitores se apaixonam por sua literatura porque ela escreve sobre as emoções do mundo humano e animal, que é muito interessante, todo o mundo é mais ou menos o mesmo, ela escreve num nível universal que poucos artistas alcançam".

Carol Mennocchi, começou o ano de 2024, escolhendo uma escritora fantástica, não poderia ser melhor.

Os vinhos para esse encontro foram o Manus Liberum Alvarinho e o Pét-nat pinot noir/chardonnay rosé - Vivente, apreciados por todas nós com atenção aos detalhes, a pedido da sommelier Luiza Portela.

Vivi Godas, combinou perfeitamente os quitutes servidos com o ambiente nordestino, presenteando-nos com uma deliciosa torta de carne seca e como sobremesa, "Romeu e Julieta", o doce preferido da protagonista, "Macabéa".

"Eu sou aquilo que quero ser, porque possuo apenas uma vida e nela só tenho uma chance de fazer o que quero." - Clarice Lispector.





  • Créditos:
  • Marisa Saranz - revisão textual

  • Inscrições: Degustação Literária
  • watsapp 11- 93398-3374

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

KOMAH BAKERY | CAFETERIA

QUEM TEM MEMÓRIA TEM HISTÓRIA - ESCRITA CRIATIVA

FAÇAM O QUE FIZ!