PÃO...BAGUETE... CACETINHO...
Fui convidada pela minha sobrinha querida para conhecer o "Le Blé - Casa de Pães", uma padoca artesanal, num local super agradável, com um salão grandioso que dá para ver os pães de fermentação natural, entrando e saindo das prateleiras.
A vantagem está, principalmente, na conveniência do funcionamento que é diário, das 7h até 23h e do menu extenso.
Eu me encantei com o "croque madame", espécie de misto quente "metido" e delicioso. Coberto por uma camada de molho Bechamel e finalizado com um ovo frito por cima. E quem não quer encarar de frente tantas calorias assim, pode optar pela versão masculina da receita: o "Croque Monsieur", que não leva ovo. Foi o que eu escolhi.
O cardápio da casa é enorme, indo dos produtos clássicos até os mais sofisticados. A melhor parte é que você pode escolher o pão de sua preferência : Pão Francês, Baguete Multigrãos, Tradicional, Integral, Brioche, Pão de forma ou Ciabatta!
Lembrei de uma amiga gaúcha, a Elaine, da época de escola. Quando dormia em sua casa, me oferecia logo pela manhã: café com leite, muitos quitutes e um cacetinho com manteiga. A princípio estranhei, mas logo percebi as variações linguísticas...no Rio Grande do Sul, muitas palavras e expressões, na maioria das vezes, somente os gaúchos entendem. Além das famosas "bah", "tchê" , duas delas me encantaram: foram "Peixada" (batida de carro) e o "Cacetinho" (pão francês).
O tradicional pão francês, um dos alimentos mais populares do Brasil, tem receita tipicamente brasileira, e é conhecida por diversos nomes, a depender da região do país. Os mais comuns são: Pão de Sal, Pão de Jacó, Carioquinha, Pão Filão, Pão D'água...
Curiosamente, em Portugal, o pão francês chama-se "Brasileiro", ou, mais comicamente, de "Cacetinho Brasileiro".
"Que não te falte um sorriso no rosto e um pão quentinho na mão todas as manhãs" - Frase de panificadora.
- Le Blé Casa de Pães
- Rua Pará,252
- Higienópolis - São Paulo/SP
- +55 11 3663-4626
- Trabalho em conjunto;
- Neide - texto
- Fernanda - mentora e filmes
- Marisa Saranz - revisão textual
Comentários
Postar um comentário