"PRESENTE DE GREGO ÀS AVESSAS!"

PRESENTE DE GREGO ÀS AVESSAS

Dessa vez, o "Cavalo de Troia" foi um presente maravilhoso.

O conflito militar envolvendo gregos e troianos, motivado pelo rapto de Helena,  a bela esposa do rei espartano Menelau foi encerrado e os presentes foram  os poemas:  Ilíada e  Odisseia, duas obras épicas atribuídas ao poeta Homero. 

Nosso grupo, iniciado na academia Onodera, com diferentes ascendências e histórias familiares, foi despertado pela curiosidade de provarmos a comida de várias nacionalidades.

Por isso, Rita, filha de pai grego, escolheu o restaurante grego Kouzina para conversarmos sobre alguns costumes vivenciados por ela, aqui no Brasil. 

Lembramos de alguns exemplos da rica herança cultural grega que perdura até os dias atuais:  

  • Os Jogos Olímpicos, uma tradição antiga grega, foram revividos na forma dos Jogos Olímpicos modernos, que ocorrem a cada 4 anos.
  • Na filosofia, os pensamentos de figuras como Sócrates, Platão e Aristóteles continuam a moldar o pensamento contemporâneo. Para Aristóteles,  a amizade (philia) era crucial para uma vida boa e um aspecto vital da busca pela felicidade.
  • "Quebra de Pratos" ou "Dança dos Pratos" uma tradição em algumas festas e celebrações, quando os pratos eram quebrados pressionados para baixo com força, hoje em dia, pouco praticado por questões de segurança e devido ao custo dos utensílios.
  • Os gregos recebem os outros de maneira acolhedora, com calorosas saudações,  um aperto de mão, um abraço ou um beijo no rosto e expressões verbais de boas-vindas, (pronunciado: Kalos orisate).
  • O costume de uma mesa farta e compartilhada, incluindo uma variedade de pratos típicos deliciosos.
Entre muitos outros papos descontraídos e enriquecedores da vida pessoal e profissional de cada uma de nós, contamos histórias emocionantes, eternizando experiências, trocas e vivências. 

O restaurante Kouzina é localizado na esquina da Peixoto Gomide com Alameda Franca, tem paredes brancas e poucas decorações nas cores branco e azul. É um ambiente aberto, repleto de janelões voltados para ruas movimentadas, com mesinhas na calçadas e com um cardápio especial para quem quer saborear  pratos incríveis  gregos, com apresentação contemporânea e sabor caseiro das delícias típicas do país mediterrâneo.

Momento de brindar com uma boa e bonita bebida. O drink YAYA sem álcool foi o escolhido: Polpa de maracujá, suco de limão siciliano, xarope de romã, água com gás e açucar. Refrescante e delicioso.

De entrada, experimentamos a tosta de queijo de cabra, coberta de louza (presunto grego produzido na casa), marmelada de uva e amêndoas crocantes. 

Quem não conhece o famoso Moussaka? Esse foi o pedido principal e indispensável para todas. A moussaka tradicional compõe-se de camadas de carne moída de cordeiro alternadas com camadas de berinjela. Por cima, uma generosa cobertura de molho bechamel. Também pedimos a versão vegetariana, que, por ser recheada com abóbora, ficou levemente adocicada. Tudo estava delicioso.

A salada grega, chamada na Grécia de "horiatiki salata", que significa "salada camponesa", leva tomate, pepino, pimentão, cebola roxa e azeitonas. Por cima, bastante orégano, azeite e queijo feta. Fez também parte de nosso pedido.

Por fim, de sobremesa, milopita (torta de maçã e sorvete de canela) e  crepe de chocolate com avelã, que compartilhamos...Por que será... reeducação  alimentar?

Isso só foi o comecinho, vamos ter que voltar para saborear outras opções do cardápio e, quem sabe, combinar detalhes sobre nossa próxima viagem, que promete ser  para a Grécia!




  • @chefemarianafonseca
  • Restaurante grego KOUZINA
  • Rua Peixoto Gomide, 1710
  • Jardim Paulista, São Paulo-SP.
  • Trabalho em conjunto:
  • Neide- texto e vídeo,
  • Joanna Lee- fotos,
  • Rita- idealizadora do programa,
  • Andréa Terron- revisão textual.



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FAÇAM O QUE FIZ!

Um Encontro Literário para Fechar o Ano com Chave de Ouro

Pedra do Gato — Experiência Gastronômica em Gonçalves