COISAS QUE NÃO QUERO SABER - DEBORAH LEVY

Ao ler um livro, gosto de pensar que a palavra me transportará para momentos que outros viveram e que seus pensamentos e ações ajudaram a transformar o mundo que estou vivendo agora.

Ao ler "esse livro", o sentimento transformou-se em realidade.

Em "Coisas que não quero saber¨, Deborah Levy nos conta sobre a África do Sul e em seu texto permeiam questões políticas, segregação racial,  convivência reprimida das crianças brancas e negras tanto nas escolas como na sociedade,  prisão do pai, viver sob a imposição do silêncio, a mudança de residencia para Londres entre outras dificuldades que enfrentou em  sua infância e juventude.

Levy descobre que mesmo não sendo negra seria oprimida por ser mulher e que escrever era uma maneira de se ressignificar num sistema de repressão. 

Um belo ensaio sobre encontrar seu lugar no mundo, por isso Deborah, em dado momento afirma:"...para me tornar escritora , precisei aprender a interromper, a projetar minha voz, a falar um pouco mais alto, e depois mais alto, e depois a simplesmente usar minha própria voz, que não é nada alta."

Os relatos corajosos e transparentes escritos nessa primeira parte da coletânea são tão tocantes que tenho certeza que vocês vão amar essa boa história. 

Eu estou esperando as férias para ler os dois outros volumes.

Aliás fui premiada  pela Livraria da Travessa e ganhei, no sorteio, entre todos os participantes as duas outras produções: "O custo de vida", (2º volume) e "Bens imobiliários",  (3º volume da trilogia).

"Sempre parece impossível até que seja feito". (Citação tradicionalmente atribuída a Mandela que o próprio Centro de Memória Nelson Mandela reconhece não saber confirmar).


Livraria da Travessa - Iguatemi

Autobiografia viva : 1º volume da trilogia

Ganhei dois presentes

O próximo encontro em 05/12/2023

Musica: Raï (live)

  • Publicado pela Autêntica Editora
  • Literatura contemporânea
  • Trabalho em conjunto
  • Neide: texto e fotos
  • Marisa Saranz: revisão textual

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAÇAM O QUE FIZ!

Um Encontro Literário para Fechar o Ano com Chave de Ouro

Pedra do Gato — Experiência Gastronômica em Gonçalves