HILMA AF KLINT "MUNDOS POSSÍVEIS" - Exposição #TBT
Entre as inúmeras exposições permanentes e itinerantes que visitamos, as obras de Hilma af Klint, considerada precursora da Arte Abstrata, foi a que mais impressionou a Elizabeth Julio e Elizabeth Pricolli Vilela. A pedido delas, reunimos as fotos que tiramos da exposição daquela época (26/05/2018).
Hilma af Klint (1862-1944) pertenceu a uma das primeiras gerações de mulheres a receber educação artística de nível superior, tendo frequentado a Academia Real de Belas Artes da Suécia. Era membro fundadora do grupo de artista, todas elas mulheres, chamado De Fem (As cinco).
Logo na entrada da mostra, fomos recebidas por pinturas gigantescas, que representam as dez idades da vida humana, da infância à velhice. A famosa série As dez maiores é considerada até hoje uma das primeiras e mais monumentais obras da arte abstrata do mundo ocidental, uma vez que precedem as composições não figurativas de artistas como Kandinski, Mondrian e Maliévitch.
Ao falecer deixou instruções para que sua obra espiritual fosse vista somente depois de 20 anos de sua morte.
Resumir sua vida artística é difícil por ser cheia de aventuras, mudanças e peripécias, o que a torna fascinante.
Hoje, estas obras estão sob os cuidados da Fundação Hilma af Klink, criada em 1972 na Suécia, e viaja o mundo. Suas obras representam ideias filosóficas complexas, noções espirituais e experiências físicas.
- Maria Stella Silva - Analista de educação Pleno do Núcleo de Ação Educativa Pinacoteca de São Paulo.
- Tais Bueno - educadora.
Trabalho em conjunto
- Neide: coordenação, texto e fotos.
- Marisa: revisão do texto e fotos.
- Pinacoteca do Estado de São Paulo - Pina Luz.
- meumuseu@pinacoteca.org.br
- fone:+55 11 3324-0941
Comentários
Postar um comentário