CENTRO CULTURAL COREANO NO BRASIL - "Luzes da Coreia"

Fomos presenteadas pela nossa amiga Joanna, estudiosa do idioma e da cultura coreana, com uma visita à mostra "Luzes da Coreia - Exposição da cidade de Jinju", um mergulho na magia das lanternas coreanas.

As lanternas simbolizam a luz, a esperança e a união, consistindo numa tradição milenar.

A cidade de Jinju (sul-coreana) é conhecida mundialmente por sediar o famoso “Festival das Lanternas”, onde as ruas ganham vida com a iluminação de milhares de lanternas.

Nós nos encantamos com essa experiência visual única e deslumbrante, aqui em São Paulo.

Exploramos a exposição desde a entrada, onde nossa querida Joana narrou a história e o significado dos diversos objetos expostos; uma variedade de estilos e designs.

Após, seguimos para a sala principal, que estava enfeitada com lanternas coloridas por todo o teto e paredes; na sala contígua, havia diversas instalações interativas.

Na cidade de Jinju, as pessoas colocam seus desejos nas lanternas. Eu vou voltar à exposição e, em pensamento, farei muitos pedidos...

Nos jardins do centro cultural, em frente à Avenida Paulista, fomos reverenciadas por uma grande escultura humana, que simboliza o cumprimento harmonioso entre as pessoas.

Provérbio Coreano : "Ao levantar algo, é melhor fazer junto com alguém. Até uma folha de papel."

Significado : O famoso "a união faz a força" versão coreana. Aqui, porém, temos uma ressalva de que trabalhar sozinho não é bom quando a tarefa parece fácil.

*Exposição em cartaz até 20 de agosto | 2023. 

   A foto do grupo ficou linda!

Close-up da escultura Greetingman, exposta no jardim frontal do Centro Cultural Coreano no Brasil (CCCB), expressando  uma figura humana fazendo a típica saudação de respeito Oriental. 


   Trabalho em conjunto:
   Neide - texto, fotos e video
   Andrea - revisão do texto 
   Joanna - coordenadora e educadora

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

KOMAH BAKERY | CAFETERIA

QUEM TEM MEMÓRIA TEM HISTÓRIA - ESCRITA CRIATIVA

FAÇAM O QUE FIZ!