BECO DO BATMAM
Assim fomos surpreendidas...pela criatividade dos artistas que "tatuaram" as paredes dos muros, das casas, dos edifícios. Este é o curioso Beco do Batman!
Situado numa viela cheia de personalidade, sem sinalização e sem iluminação apropriadas, no coração da Vila Madalena atrai turistas e brasileiros, e por que não! o nosso grupo que tanto gosta de galerias de arte a céu aberto...
Os grafites se renovam e sempre uma arte nova aparece nos seus muros, como uma exposição de arte em movimento. A arte de rua, por ser efêmera, está em constante transformação, sujeita a ação climática e humana.
A última grande mudança aconteceu em novembro de 2020, quando o Beco amanheceu em luto, com seus muros pintados de preto. O protesto foi realizado por causa do assassinato do artista Nego Vila, um dos artistas mais queridos do bairro, morto ao tentar separar uma briga em um bar, na Vila Madalena.
Os muros permaneceram de luto por três meses, quando foram cobertos por novas obras em grafites.
O Beco é cheio de bares, cafés, sorveterias e restaurantes. Abriga também lojas e galerias de arte com seus muros repletos de grafites, que se espalham por todas as ruas próximas.
Curtimos um fim de tarde tranquilamente, fizemos muitas fotos, e fomos conhecer o restaurante e a galeria, Ziv Gallery - Beco do Batman.
A Ziv tem a junção da arte, cultura e gastronomia. Está num dos pontos mais badalados e com um 2° andar, de onde é possível ter uma vista "panorâmica" da região. Um excelente local para se visitar e curtir um "Happy Hour" com os amigos.
Destaco grandes artistas presentes no Beco do Batman, tais como: Eduardo Kobra, Rafael Sliks, Bueno Caos, Paulo Ito, Os Tupys ( coletivo de três artistas), Boletabike ( Daniel Medeiros), entre outros tantos.
Procurei frases sobre grafites e gostei dessa da Rita Schultz: "Nosso amor foi louco como uma tatuagem; um grafite em cores quentes escorrendo pelos muros da cidade."
Um bairro boêmio. Vale a pena conhecer!
- Trabalho em conjunto:
- Neide - texto e coordenação.
- Lucia - fotos e
- Marisa - revisão do texto.
Comentários
Postar um comentário