"A Uruguaia", de Pedro Mairal - "Degustação Literária"
Sem dúvida, o último encontro deste semestre com o grupo de "Degustação Literária" terminou com chave de ouro.
O livro "A Uruguaia" surpreendeu e seduziu todas as participantes; um romance tão curto quanto intenso.
O livro abrange temas entrelaçados de traição, amargura, crise existencial, infidelidade, mesquinharia, dinheiro, gênero, amizade, viagem e sexo.
A minha dúvida era entender qual a proposta do autor: se a intenção foi de escrever um romance autobiográfico, ou de ficção ou, até mesmo, uma autoficção.
Em uma de suas entrevistas, o autor deixou isso em suspense e, de maneira superficial, declarou ser um livro um pouco autobiográfico, permeado de sonhos, de exageros infundados e mesclado de conversas com amigos.
Com essa proposta, conseguiu enganar a mim e a todas as participantes.
Explico: somente com o alerta da mediadora chegamos a uma conclusão inesperada e única. Esse é o encanto do clube, trocar impressões e ideias sobre a obra, sem que haja um ponto de vista certo ou errado.
Tendo oportunidade, não deixe de participar de encontros literários.
Animados para iniciar sua leitura?
Entre os livros indicados pelo "clube", alguns agradaram a todos, outros apenas a algumas pessoas. E isso enriqueceu nossa comunicação, porque mostrou como uma mesma leitura pode ter significados tão diferentes para cada pessoa.
Vou relembrar os livros, incluir a sinopse da mediadora do grupo (Carol Menocchi) e indicar a todos que gostam de romances biográficos, históricos e, especialmente, psicológicos.
1- "A Gorda" de Isabela Figueiredo. Sucesso em Portugal, o romance é uma poderosa sátira a respeito da autoimagem e preconceito de um dos nomes mais destacados da literatura portuguesa contemporânea.
2 - "Querida Kombine" de Sayaka Murata. A autora cria no interior de uma Kombini, um espelho da sociedade contemporânea japonesa e, porque não dizer, universal, questionando os moldes em que temos de nos encaixar para poder fazer parte dela.
3 - "A Boa Sorte" de Rosa Monteiro. Um romance com requinte de mistério, que nos mostra que é possível sempre reinventar a vida. Ainda mais, se estivermos experimentando um novo amor.
4 - "A Uruguaia" de Pedro Mairal - Autor premiado, sucesso de crítica e "best-seller" nos países de língua espanhola. A obra é uma epopeia tragicômica sobre a busca da felicidade.
- Trabalho em conjunto:
- Neide - coordenação e texto
- Andrea - revisão do texto
Comentários
Postar um comentário