MARC CHAGALL : SONHO DE AMOR - CCBB

Nosso grupo aguardava com muita expectativa, o dia agendado para retornarmos ao Centro Cultural Banco do Brasil - São Paulo, um edifício que impressiona não só pela majestosa arquitetura como pelo o hall de entrada, o átrio e um  pé direito de cinco andares que culmina num vitral. Uma longa história do desenvolvimento econômico e cultural de São Paulo e do Brasil, no século 20.

Logo no hall de entrada, o CCBB nos presenteou com a instalação "Air Fontaine", sutilezas de uma visão abstrata do amor, por meio da simplicidade dos tecidos de material muito leve e translúcido, que flutuam e interagem.

Sempre com programações excelentes, apresentou a obra de Marc Chagall, um renomado pintor do século XX. Chagall nasceu em 1887, na Bielorrússia, e tornou-se um dos mais importantes artistas do movimento modernista.

A exposição "Sonho de Amor", destacou a diversidade e a singularidade do trabalho de Chagall, abrangendo diferentes fases e estilos de sua carreira. A mostra, com 191 obras, apresentou uma ampla seleção de pinturas, gravuras, desenhos, um vídeo animado de poemas e outras formas de expressão artística, revelando sua habilidade em explorar diferentes técnicas e materiais.

Seu trabalho é caracterizado por uso de cores ousadas, formas simples e composições imaginativas. Ele foi influenciado por uma variedade de estilos artísticos, incluindo o Cubismo, o Fauvismo e o Surrealismo, mas desenvolveu sua própria linguagem visual e única que combinava elementos de arte popular, cultura judaica e simbolismo pessoal, retratando temas como amor, memória, religião e mitologia de maneira poética e imaginativa.

Foi uma exposição maravilhosa onde a poesia estava no ar... 

Chagall escreve, e de forma primorosa, sobre o AMOR dedicado a Bella, sua esposa e musa... amor e palavras que nos remetem a fantasias deliciosas!

Estávamos acompanhadas pelo exímio educador e curador Carlos Eduardo Gonçalves da Silva, que abrilhantou e enriqueceu o nosso momento!

Período expositivo: 08/02/23  a  22/05/2023.

    HALL DE ENTRADA DO CCBB
    INSTALAÇÃO "AIR FONTAINE"
   ARTISTA - DANIEL WURTZEL
   UM POETA COM ASAS DE PINTOR
   MARC E BELLA CHAGALL EM PARIS
   (companheira e musa) - 08/1934
   CIDADE CINZENTA - 1964
    ALDEIA RUSSA - 1929
   DAVI E GOLIAS - 1981
   FRONTISPICIO - 1966
   ELE ESCREVEU NAS TÁBUAS AS PALAVRAS DA
   ALIANÇA, OS DEZ MANDAMENTOS - 1966
   O ASNO À MESA (DUPLO PERFIL
   AZUL E ASNO VERMELHO)-1980
    OS MONSTROS DE NOTRE DAME - 1954
    NO DOMINGO - 1954
    OS AMANTES COM ASNO AZUL - 1955
    BUQUÊ DE FLORES SOBRE FUNDO 
    VERMELHO - 1970 -
    DETALHE AMPLIADO DO 
    QUADRO ACIMA
    GRANDE BUQUÊ VERMELHO - 1975
   O BUQUÊ DA LUA OU LÍRIOS BRANCOS
     - 1946 -
INSTALAÇÃO - AIR FONTAINE
ARTISTA  - DANIEL WURTZEL
     Trabalho em conjunto:
  • Neide - coordenação, texto e fotos,
  • Marisa - revisão do texto e fotos e
  • Kadu - educador.
  • cadgoncalves@gmail.com

Comentários

  1. Que beleza! Obrigado por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc gostou! Fico feliz! A finalidade do blog é incentivar pessoas a passear, sair de casa, curtir tudo que tem em Sampa. Se tiver ideia me avisa. Grande abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

KOMAH BAKERY | CAFETERIA

QUEM TEM MEMÓRIA TEM HISTÓRIA - ESCRITA CRIATIVA

FAÇAM O QUE FIZ!