MARC CHAGALL : SONHO DE AMOR - CCBB

Nosso grupo aguardava com muita expectativa, o dia agendado para retornarmos ao Centro Cultural Banco do Brasil - São Paulo, um edifício que impressiona não só pela majestosa arquitetura como pelo o hall de entrada, o átrio e um  pé direito de cinco andares que culmina num vitral. Uma longa história do desenvolvimento econômico e cultural de São Paulo e do Brasil, no século 20.

Logo no hall de entrada, o CCBB nos presenteou com a instalação "Air Fontaine", sutilezas de uma visão abstrata do amor, por meio da simplicidade dos tecidos de material muito leve e translúcido, que flutuam e interagem.

Sempre com programações excelentes, apresentou a obra de Marc Chagall, um renomado pintor do século XX. Chagall nasceu em 1887, na Bielorrússia, e tornou-se um dos mais importantes artistas do movimento modernista.

A exposição "Sonho de Amor", destacou a diversidade e a singularidade do trabalho de Chagall, abrangendo diferentes fases e estilos de sua carreira. A mostra, com 191 obras, apresentou uma ampla seleção de pinturas, gravuras, desenhos, um vídeo animado de poemas e outras formas de expressão artística, revelando sua habilidade em explorar diferentes técnicas e materiais.

Seu trabalho é caracterizado por uso de cores ousadas, formas simples e composições imaginativas. Ele foi influenciado por uma variedade de estilos artísticos, incluindo o Cubismo, o Fauvismo e o Surrealismo, mas desenvolveu sua própria linguagem visual e única que combinava elementos de arte popular, cultura judaica e simbolismo pessoal, retratando temas como amor, memória, religião e mitologia de maneira poética e imaginativa.

Foi uma exposição maravilhosa onde a poesia estava no ar... 

Chagall escreve, e de forma primorosa, sobre o AMOR dedicado a Bella, sua esposa e musa... amor e palavras que nos remetem a fantasias deliciosas!

Estávamos acompanhadas pelo exímio educador e curador Carlos Eduardo Gonçalves da Silva, que abrilhantou e enriqueceu o nosso momento!

Período expositivo: 08/02/23  a  22/05/2023.

    HALL DE ENTRADA DO CCBB
    INSTALAÇÃO "AIR FONTAINE"
   ARTISTA - DANIEL WURTZEL
   UM POETA COM ASAS DE PINTOR
   MARC E BELLA CHAGALL EM PARIS
   (companheira e musa) - 08/1934
   CIDADE CINZENTA - 1964
    ALDEIA RUSSA - 1929
   DAVI E GOLIAS - 1981
   FRONTISPICIO - 1966
   ELE ESCREVEU NAS TÁBUAS AS PALAVRAS DA
   ALIANÇA, OS DEZ MANDAMENTOS - 1966
   O ASNO À MESA (DUPLO PERFIL
   AZUL E ASNO VERMELHO)-1980
    OS MONSTROS DE NOTRE DAME - 1954
    NO DOMINGO - 1954
    OS AMANTES COM ASNO AZUL - 1955
    BUQUÊ DE FLORES SOBRE FUNDO 
    VERMELHO - 1970 -
    DETALHE AMPLIADO DO 
    QUADRO ACIMA
    GRANDE BUQUÊ VERMELHO - 1975
   O BUQUÊ DA LUA OU LÍRIOS BRANCOS
     - 1946 -
INSTALAÇÃO - AIR FONTAINE
ARTISTA  - DANIEL WURTZEL
     Trabalho em conjunto:
  • Neide - coordenação, texto e fotos,
  • Marisa - revisão do texto e fotos e
  • Kadu - educador.
  • cadgoncalves@gmail.com

Comentários

  1. Que beleza! Obrigado por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc gostou! Fico feliz! A finalidade do blog é incentivar pessoas a passear, sair de casa, curtir tudo que tem em Sampa. Se tiver ideia me avisa. Grande abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Palavras em Desuso

Pedra do Gato — Experiência Gastronômica em Gonçalves

Aos 73, sigo me reinventando