MEU NETINHO NA PINA - PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Eu prometi que iria sair com cada um dos meus netinhos, uma vez por semana, sem a companhia dos demais irmãos.
São quatro netinhos.
Marcelo, depois de fazer as contas da semana reservada para cada irmão, viu que já era a vez dele.
Eu programei a Pina Luz, que é um museu de artes visuais, com ênfase na arte brasileira, do período compreendido de 1801 até os dias atuais.
A nova montagem especial das obras da Instituição inclui um acervo recente, doados ou adquiridos nos últimos anos.
Por sugestão do educador, tentou-se uma atividade de caça aos quadros, com as pistas de "quente ou frio". Marcelo não se envolveu. Fiquei preocupada com o desinteresse do meu netinho e tentei encontrar obras que, para mim, o encantariam. Também não obtive sucesso.
A Pinacoteca é grande, então, ele começou a caminhar de sala em sala procurando obras que ele realmente gostasse. Até que se deteve numa instalação de Franz Wissmann, "Fita", feita de aço pintado de cor vermelha, e outra, do mesmo artista, produzida em aço pintado na cor verde.
A partir desse momento, deixamos Marcelo percorrer pelas salas e deter-se nas obras que ele queria.
Com muita personalidade e bom gosto, fez comentários das obras de: Clara Moreira, Adriana Varejão, Almeida Junior, Tarsila do Amaral, Mira Schendel, entre outras.
Brincou de esconde-esconde entre os corredores maravilhosos da Pina Luz. Amou a obra central/térreo do prédio da Pina, muito colorida e com uma fonte de água.
Em direção ao Parque Jardim da Luz, correu, brincou, subiu nos bancos, fotografou as árvores e as obras a céu aberto.
O local esta bem preservado, com aves, vegetação de bosque, várias plantas nativas, exóticas e centenárias. Há muitos grupos de crianças caminhando; um lugar totalmente seguro e tranquilo.
Devido à inauguração da Pina Contemporânea no mesmo quadrilátero, o parque possui um trajeto bem movimentado pelos visitantes dos museus e dos praticantes de caminhadas.
O museu podia parecer um ambiente chato e entediante para o Marcelo de apenas 7 anos, porém, ele se divertiu, se emocionou e se inspirou tanto, que pediu para conhecer outros espaços dentro de algumas semanas.
FRANZ WEISSMANFRANZ WEISSMAN
CLARA MOREIRA
ALMEIDA JUNIOR
TARSILA DO AMARAL
PARQUE JARDIM DA LUZ
- Trabalho em conjunto:
- Neide - coordenação, texto e fotos.
- Andrea - revisão do texto.
- Marcelo - fotos.
- Fabio - educador fone +55 11 94238 6889
Linda experiência! O parque da Luz é o mais antigo da cidade. No início do século XX, foi ali que o tenente Antão, recém chegado de estágio no La Scala de Milão, regeu a Banda da Força Publica, levando ao conhecimento da cidade as obras de Beethoven, Wagner, Verdi e oturos autores daquele momento.
ResponderExcluirUm descuido meu, não ter respondido para vc por aqui! Que excelente conhecimento vc tem. Achei o parque muito bonito e bem conservado pela fama de abandono e local perigoso.
ExcluirMuitos se espantam de eu estar com meu neto nesse parque. A segurança esta muito boa com a inauguração da Pina Contemporânea.
Vc foi recentemente?
Abraços e obrigada pelo comentário!