PRÉ-VISITA PINACOTECA CONTEMPORÂNEA

A pandemia mudou os hábitos do mundo, com isso ganhamos a "Pina Contemporânea", uma alternativa para os museus mostrarem seus acervos de forma ecológica, ao ar livre e arborizado.

O complexo Pina, formado pela Pina Luz, mais conhecida por Pinacoteca de São Paulo, a Estação Pinacoteca e a Pinacoteca Contemporânea, passou a ser o 2º maior museu da América Latina.

Sua inauguração ocorrerá no dia 04/03/2023.

A ala "Grande Galeria" será ocupada por uma coletiva de 48 artista, com destaque para a Instalação de Lygia Pape, "Tteia", construída com fios metálicos brilhantes.

A mostra   inaugural contará também com uma monumental instalação de Tunga, artista pernambucano, considerado uma das figuras mais emblemáticas da cena  artística Nacional. A obra ficará numa praça aberta entre dois edifícios, projetada especialmente para receber peças de grandes dimensões.

A educadora da Pina, Stella, que nos acompanhará , propôs fazermos uma visita detalhada sobre a grande mostra, instalada na "Galeria da Praça", da artista sul-coreana, Haegue Yang, conhecida por utilizar em suas obras materiais incomuns, intrigantes e obscuros.

A nova Pinacoteca tem como diretriz valorizar a produção contemporânea brasileira, os artistas do nosso tempo, focados nos indígenas contemporâneos, nos descendentes de negros e nas mulheres.

Estamos ansiosas para conhecer esse fantástico novo espaço, que a cidade de São Paulo ganhou.

 

 A Pina Contemporânea é um sonho antigo, uma grande celebração para a cultura brasileira. 

O PASSADO E O PRESENTE: O COMPLEXO PINA.

              Trabalho em conjunto.
              Neide: coordenação e texto,
              Andrea: revisão do texto.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAÇAM O QUE FIZ!

Um Encontro Literário para Fechar o Ano com Chave de Ouro

Pedra do Gato — Experiência Gastronômica em Gonçalves