#TBT MINAS GERAIS - Revivendo Lembranças de Viagem
Tinhamos grandes planos de escapar da monotonia imposto pela pandemia e quebrar a rotina tirana imposta por ela?
Fizemos desses pensamentos nossa principal meta: desfrutarmos bons momentos em companhia de amigas queridas.
No final de 2019, com a pandemia ainda sem data para terminar, pensamos em programar uma viagem próxima dentro do Brasil. Passamos a projetar um roteiro que está sendo relembrado, constantemente.
O destino escolhido foram as cidades históricas de Minas Gerais. Pelo pouco tempo e proximidade escolhemos a Capital Belo Horizonte, porta de entrada, Ouro Preto, a empolgante e linda cidade decretada Monumento Nacional pela Unesco e Congonhas, a cidade de Aleijadinho.
Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, conta com o conjunto arquitetônico da Pampulha, projetado por Oscar Niemeyer. Sua lagoa artificial, é a maior atração de lazer e turismo da cidade.
Em 2016 foi declarada como patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO, imperdível visitar suas atrações culturais.
Ouro Preto está localizada no principal polo do antigo ciclo do ouro. Uma preciosidade brasileira, conhecida pela arquitetura barroca quinhentista, incluindo pontes, fontes, praças e ruas calcetadas íngremes e sinuosas.
Pensar em Ouro Preto é impossível não citar suas inúmeras igrejas.
A Igreja de São Francisco de Assis, foi uma de suas maiores criações. Assinou o projeto arquitetônico, a ornamentação interna do altar-mor e o retábulo.
Em estilo rococó, feitos em pedra-sabão, os anjos, as fitas, as guirlandas, as torres arredondadas, fazem do artista um dos poucos a assinar uma construção católica dessa magnitude.
Está também grafada na história nacional como a cidade palco da Inconfidência Mineira, cujo mártir, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, tornou-se o patrono cívico do país.
Congonhas, antes denominada Congonhas do Campo, é famosa pela mineração e pelo conjunto de obras do mestre Aleijadinho.
Dentre as 78 esculturas do artista, 12 delas representam Profetas, todas em pedra sabão. A mais importante é a de Daniel por ter sido feita com uma única pedra. Estão no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos.
A grande preocupação da cidade é com o desgaste natural das peças.
É muito prazeroso contratar um guia local, ao redor da Basílica, que sempre esta à disposição dos turistas, são grandes conhecedores das histórias do mestre e aproveitam a oportunidade para extravasar seus discursos políticos ardilosos.
Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, foi arquiteto, escultor e empalhador.
Filho ilegítimo de Manuel Francisco Lisboa, com uma escrava, mesmo não recebendo herança, por ser filho bastardo, teve uma vida confortável com os rendimentos de sua oficina. Aprendeu a esculpir observando o trabalho do pai em madeira.
Impossibilitado de andar e com deformações nos dedos da mão, já na meia idade, necessitava de ajuda para se locomover e pedia para que atassem uma correia de couro para segurar o cinzel, o martelo e a régua.
Com tantas referências escolhemos algumas fotos entre tantos lugares lindos, criativos, surpreendentes e históricos.
BELO HORIZONTE
MARIANA
Comentários
Postar um comentário