FRIDA KAHLO : EXPOSIÇÃO DE 2015 NO INSTITUTO TOMIE OHTAKE


A exposição de Frida Kahlo, "Conexões entre mulheres surrealistas do México", no Instituto Tomie Ohtake, em 2015,  foi um grande sucesso de público.

Reuniu mais de 100 obras de 15 diferentes artistas, muitas desconhecidas.

Foi organizada, assim, uma grande mostra, que tinha como mote as relações  entre Kahlo e as demais artistas.

Frida, evidentemente, foi o ponto inaugural para reunir tantas artistas mexicanas vinculadas ao realismo,  com surpreendente abundância de autorretratos.

Frida pintou 143 telas em vida.

Como ela disse: "Eu pinto a minha própria realidade", "a única coisa que eu sei é que pinto porque preciso, e pinto tudo que passa pela minha cabeça, sem levar nada mais em conta".

Naquela exposição, a primeira que veio ao  Brasil, foram reunidas 20 telas, sendo: 13 obras sobre papel, 9 desenhos, duas colagens e 2 litografias, proporcionando ao público brasileiro amplo panorama de seu pensamento plástico.

Historias da Pintora Mexicana:

1- Seus relacionamentos amorosos foram, desde muito jovem, trágicos. Ao todo, cerca de sete amores, muito intensos, complexos e avassaladores.  Uma mulher avançada, livre e destemida, que não gostava de se fixar num romance só. 

2- Aos 18 anos Frida e seu antigo namorado acidentaram-se. O ônibus, em que o casal estava, colidiu com um bonde. Frida teve 35 fraturas e várias pessoas morreram. 
Os desafios enfrentadas pela jovem, diante de tantas sequelas sofridas, foram as causas do término do seu romance.

3- Diego Rivera, famoso muralista, foi o homem mais importante de sua vida amorosa, ela o conheceu em 1928 e tinha o dobro de sua idade. Foi uma explosão de paixão imediata e eterna, com traições e reencontros. Casaram-se duas vezes. Os relacionamentos extraconjugais dos dois foram mútuos e marcados por intensas brigas.

4- Para Diego, infiel durante todo o seu casamento, inclusive com sua cunhada Cristina, Frida era  "a mais maravilhosa". Frisava: "Tive a sorte de amar a mulher mais maravilhosa que já conheci. Ela é poesia e a própria genialidade".

5- A obra em destaque, "Los Frutos de la Tierra", foi uma homenagem erótica de Frida à sua amante Jaqueline Lomba. 

6- Frida tinha por hábito pintar muitos autorretratos para que o observador partilhasse da sua dor e os traumas pelos quais havia passado.

7- Tornou-se símbolo da força e independência femininas, por estar sempre à frente do seu tempo, por isso, a artista é tão popular e querida entre as mulheres.

8-  As sobrancelhas unidas e o buço eram suas características marcantes e a tornaram uma personagem única.

9- Adotou saias longas, coloridas e cheias de flores, como alternativa para esconder uma de suas pernas, mais curta que a outra, devido a uma sequela de poliomielite que teve na infância.

10- Usava colete de gesso por causa dos problemas de coluna, decorrente do terrível acidente de ônibus.

11- Sofreu três abortos e com tantos altos e baixos na carreira, na saúde e na vida pessoal afirmava: " A pintura tem preenchido minha vida. Perdi três crianças e uma série de coisas que poderiam ter preenchido esta vida miserável. A pintura substitui tudo. Eu acho que não há nada melhor do que meu trabalho".

12- Sagrou-se uma pintora bem sucedida, que expôs seu trabalho nos Estados Unidos e na França.
Foi a primeira mulher latino-americana a vender um quadro por U$ 1 milhão.

13- Inspirou muitos estilistas como: Missoni, Valentino, Alberta Ferreti, Moschino, Kenzo, entre outros.
  
A atual exposição "Frida Kahlo: Uma Biografia imersiva" está em cartaz em São Paulo, no Shopping Eldorado, até 30 de abril de 2023.

Não percam a oportunidade de conferir os momentos relevantes da vida da artista, com uma proposta diferente da habitual, através de  apresentações de fotografias histórica , filmes originais, ambientes digitais, instalações artísticas e com uma sonorização exclusiva para impactar a todos nós.

Estamos curiosas para comparar a exposição de 2015 com a atual.

Sem dúvida, Frida é eterna...


  
   Fotos da exposição de 2015

Visitaremos uma nova exposição de Frida Kahlo, em breve!

   Trabalho em conjunto.
   Neide: coordenação e texto,
   Andrea: texto e revisão,
   Marisa: fotografia.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAÇAM O QUE FIZ!

Um Encontro Literário para Fechar o Ano com Chave de Ouro

Pedra do Gato — Experiência Gastronômica em Gonçalves